O político Venâncio Mondlane anunciou, durante uma transmissão em direto, que está em curso o programa de mudança da Bandeira Nacional de Moçambique.
De acordo com Mondlane, em dezembro de 2024 foi oficialmente lançada a proposta para a criação de uma nova bandeira nacional. Já em janeiro de 2025, foi aberto um concurso público para o desenho da nova bandeira, que recebeu mais de 5 mil propostas enviadas por cidadãos de diferentes províncias e pela diáspora moçambicana.
Após duas semanas de seleção, foram escolhidas 144 propostas finalistas, que estarão agora sujeitas a votação pública. O processo decorrerá durante cinco dias, de quarta-feira, 5 de novembro, até domingo, 9 de novembro.
Mondlane explicou que o público poderá votar através de links oficiais, que serão disponibilizados diariamente a partir das 6h00 na sua página oficial do Facebook. O anúncio da bandeira vencedora está previsto para segunda-feira, 10 de novembro.
O político alertou os cidadãos para estarem atentos a links falsos, sublinhando que, em caso de dúvida, o povo deve confirmar as informações diretamente na sua página oficial, garantindo assim que acedem apenas a conteúdos legítimos e seguros.
Além disso, Venâncio Mondlane revelou que os autores das três melhores bandeiras serão premiados com um valor total de 300 mil meticais, distribuídos entre o 1.º, 2.º e 3.º lugares.
> “Queremos que este processo seja democrático, transparente e participativo, para que o povo moçambicano tenha voz na escolha da sua nova bandeira”, destacou Venâncio Mondlane.

Enviar um comentário