DESCONHECIDOS VOLTAM A SABOTAR LINHA FÉRREA E PROVOCAM NOVOS DESCARRILAMENTOS EM SOFALA



A onda de vandalização das linhas férreas no centro do país continua a preocupar. Na noite de sábado e madrugada deste domingo, desconhecidos voltaram a sabotar a infraestrutura ferroviária no distrito de Dondo, província de Sofala, provocando o descarrilamento de dois comboios de transporte de carvão mineral.


Este novo episódio eleva para quatro o número de casos registados nos últimos 30 dias, reforçando o alerta das autoridades sobre possíveis acções coordenadas de sabotagem.

Segundo informações apuradas pela Miramar, o primeiro descarrilamento ocorreu por volta das 23h00 de sábado, no quilómetro 1+500 da linha de Sena. O comboio, carregado de carvão mineral e proveniente de Moatize com destino ao Porto da Beira, saiu dos carris após os malfeitores removerem materiais de fixação do carril e travessas.

Pouco tempo depois, já por volta da meia-noite, registou-se o segundo incidente no quilómetro 21+200 da linha de Machipanda, envolvendo um comboio de mercadorias que seguia em sentido contrário. Neste ponto, para além da remoção dos materiais de fixação, os criminosos chegaram a virar o carril, provocando o descarrilamento da composição.


Os Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) informaram à Miramar que os autores dos actos demonstram ter conhecimento técnico sobre o funcionamento da linha férrea, uma vez que não furtaram qualquer material, reforçando a suspeita de sabotagem deliberada.

Como consequência directa, dois comboios de passageiros com destino à cidade da Beira encontram-se retidos desde a madrugada deste domingo na zona do Savane. A previsão é que cheguem à cidade do Dondo ainda na noite deste domingo, onde os passageiros serão desembarcados.

A reposição completa da linha para restabelecimento da circulação normal está prevista para as primeiras horas de terça-feira, segundo avançaram fontes ferroviárias.

Os prejuízos materiais causados por estes actos de vandalismo estão avaliados em 2 milhões de dólares, somando já um impacto significativo no transporte ferroviário e na economia ligada ao escoamento de mercadorias.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem